KPIs de saúde e segurança do trabalho – Para que servem?

Você sabe como está o plano geral de saúde e segurança do trabalho da sua empresa?

O que não pode ser mensurado também não pode ser bem gerenciado, é por isso que ter uma visão ampla e consciente sobre a situação de saúde e segurança do trabalho da sua empresa é essencial para evitar uma dezena de problemas com seu quadro de colaboradores.

A falta de gestão nesta área pode acarretar em custos com doenças ocupacionais, afastamentos, absenteísmo, desmotivação, baixa produtividade, acidentes de trabalho e processos trabalhistas.

Neste sentido, uma boa forma de levantar e avaliar a condição da sua empresa no que diz respeito a saúde e segurança do trabalhador, é definindo seus KPIs nesta área.

O que são KPIs?

KPI é uma sigla em inglês para Key Performance Indicator, que significa indicador-chave de Desempenho. Sendo assim KPIs são indicadores utilizados para medir o desempenho de qualquer processo em qualquer segmento.

Por meio dos KPIs é possível identificar, por exemplo, onde uma empresa está errando em determinada atividade, para assim poder implementar ações corretivas.

Alguns indicadores de Saúde e Segurança no Trabalho

Começar a definir quais indicadores avaliar na sua empresa pode ser uma tarefa difícil, por isso separamos 5 principais KPIs desta área:

  1. Número de acidentes de trabalho

Esse é um dos indicadores mais usados para medir o desempenho da gestão de saúde e segurança no trabalho de uma empresa.

  1. Horas de trabalho perdidas por acidente ou doença ocupacional

Acidentes de trabalho e doenças ocupacionais geram equipamento parado e funcionário afastado. Levantar quantas horas perdidas por determinado período tempo esses problemas geram, permite avaliar a situação da empresa neste sentido.

 

  1. Nível de produtividade dos colaboradores

A garantia de saúde, segurança e bem-estar dos colaboradores em seu ambiente de trabalho afeta diretamente sua motivação e produtividade.

 

  1. EPIs distribuídos x EPIs utilizados

Quantificar quantos dos funcionários estão realmente utilizando seus EPIs (equipamentos de proteção individual) é um bom indicador para avaliar o desempenho da empresa neste sentido.

 

  1. Porcentagem de doenças ocupacionais adquiridas por consequência do trabalho

Medir as doenças de origem laboral que afeta seus funcionário é um indicador importante para medir o nível de performance da empresa nesta área e prever surtos, epidemias e outros riscos.

 

Qual a importância de levantar os KPIs de Saúde e Segurança do Trabalho na sua empresa?

Quando falamos de Saúde e Segurança no Trabalho, levantar os KPIs é importante para avaliar o nível de riscos de saúde e segurança na sua empresa, que podem afetar nível de excelência do ambiente de trabalho e assim poder implementar ações de melhoria.

Se uma empresa com 1000 funcionários registra a ocorrência de 100 acidentes por ano, por exemplo, fica claro que sua gestão de saúde e segurança é ineficiente. Já se esse número foi de, no máximo, 1 acidente por ano, essa empresa já está mais próxima de um desempenho adequado.

Como melhorar seus indicadores?

Algumas formas de melhorar os indicadores de saúde e segurança do trabalho na sua empresa são a promoção de ações voltadas à qualidade de vida, o desenvolvimento de planos de carreira, a oferta de promoções e incentivos para a equipe, a manutenção de um canal de diálogo aberto entre equipe e lideranças, o investimento em psicologia organizacional e a disponibilização de uma estrutura adequada.

Conclusão:

Garantir que sua empresa tenha um plano sólido de saúde e segurança no trabalho é mais do que uma obrigação legal; é um investimento essencial para o sucesso a longo prazo. Como afirmou Peter Drucker, “o que não pode ser medido não pode ser gerenciado”. Portanto, a implementação de KPIs para saúde e segurança no trabalho não é apenas uma estratégia inteligente, mas também um passo necessário para garantir a segurança e o bem-estar de seus colaboradores.

A avaliação constante desses indicadores permitirá que você identifique áreas de risco, tome medidas preventivas e melhore o ambiente de trabalho. À medida que os números melhoram, a motivação e a produtividade dos funcionários aumentam, criando uma cultura de segurança e bem-estar que beneficia a todos.

Portanto, não subestime a importância de acompanhar os KPIs de saúde e segurança no trabalho em sua empresa. É um investimento que não apenas protege seus colaboradores, mas também fortalece sua reputação, reduz custos e contribui para o crescimento sustentável do seu negócio. Como gestor, seu compromisso com a saúde e segurança de sua equipe é uma demonstração de liderança responsável e consciente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Categorias

Posts recentes

Compartilhar

Fique por dentro do universo SST

Se inscreva em nossa newsletter

Sem Spam, notificações apenas para novos posts.