O que são e para que servem exames admissional e demissional? - AMG Saúde

27.05.2019

O que são e para que servem exames admissional e demissional?

Os exames admissional e demissional são exames médicos que devem ser feitos por lei pelo funcionário, no ato de contratação e demissão, com o objetivo de avaliar seu status de saúde antes e depois do período de contrato.

 

 

Todo mundo que já trabalhou com carteira assinada ou precisou registrar um funcionário já se deparou com os termos “exame admissional” e “exame admissional”.

 

Os nomes já são auto explicativos, mas ainda há muitas dúvidas a respeito destes exames que deixam o empregador com uma pulga atrás da orelha: Toda empresa precisa exigir isso dos seus funcionários, ou só empresas de grande porte? Para que serve exatamente cada um deles? Quais as vantagens para as partes envolvidas?

 

Se você também tem essas dúvidas, então continue neste conteúdo porque é exatamente sobre isso que vamos falar.

 

Aqui você vai entender:

  • O que são os exames admissional e demissional
  • Para quem são obrigatórios
  • Para que servem
  • Quando devem ser feitos
  • O que é avaliado
  • O que acontece depois
  • Quais as vantagens para o empregado
  • Quais as vantagens para o empregador

 

Vamos lá?

 

...

 

O que são os exames admissionais e demissionais

 

Os exames admissional e demissional são análises médicas as quais todo funcionário deve, por lei, passar, no momento em que é contratado (admissional) e desligado (demissional) de uma vaga de trabalho.

 

A função desses exames é avaliar o status de saúde do empregado antes e depois do período de contrato de trabalho.

 

Para quem os exames admissional e demissional são obrigatórios?

 

Os exames admissional e demissional são obrigatórios para em vínculo empregatício regido pela CLT. Então mesmo que uma empresa ou empreendedor tenha um único funcionário, este deve passar por exames de admissão e demissão.

 

Para que servem

 

O exame admissional serve para levantar um registro do estado de saúde do empregado antes da contratação e o exame demissional serve para avaliar como está o estado de saúde do empregado depois de toda a vigência do contrato.

 

Quando devem ser feitos

 

O exame admissional deve ser feito no ato da contratação, antes de o funcionário iniciar suas atividades dentro da empresa.

 

Já o exame demissional deve ser feito 15 dias antes do desligamento, desde que o último exame médico periódico tenha sido realizado há mais de 135 dias (para as empresas de graus de risco 1 e 2, de acordo com o quadro I da NR-4) ou 90 dias (para as empresas de graus de risco 3 e 4).

 

O que é avaliado

 

No exame admissional são avaliados os seguinte itens:

 

- Histórico de saúde;

- Doenças pré-existentes;

- Condições a que era submetido no trabalho anterior;

- Informações gerais como  pressão arterial, batimentos cardíacos, peso, altura, condições da coluna e a saúde psíquica no momento do exame.

 

No exame demissional são avaliadas as informações gerais como pressão arterial, batimentos cardíacos, peso, altura, condições da coluna e a saúde psíquica no momento do exame.

 

O que acontece depois

 

Depois do exame admissional, se tudo estiver certo, o médico responsável emitirá um ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) que é o documento que valida que o empregado está em  condições adequadas para iniciar suas atividades junto à empresa.

 

E após a realização do exame demissional o médico emite um novo ASO para concluir a homologação da rescisão de contrato.

 

Quais as vantagens para o empregado

 

Se, ao final do contrato, o exame demissional apontar que o empregado adquiriu problemas de saúde durante o período de contrato, motivados pelas atividades de trabalho, ele terá direito a receber uma indenização.

 

Quais as vantagens para o empregador

 

Os exames admissionais e demissionais evitam que a empresa seja penalizada por problemas que o empregado já tinha antes da contratação, ou que tenham sido adquiridos sem relação com sua atividade na empresa.

 

 

Precisando de ajuda com os exames admissionais e demissionais da sua empresa?

 

A AMG é uma assessoria especializada em Saúde e Segurança do Trabalho totalmente preparada para ajudar empresas a resolverem suas demandas de RH e melhor: tudo compatível com as exigências do eSocial.

 

Quer saber mais?

 

Falar com especialista AMG

 

Post por: Abraham Curi

Foto: DepositPhotos

< Voltar

Solicite seu orçamento

Garanta agora mesmo a segurança que sua empresa e colaboradores
precisam! Preencha o formulário para solicitar o seu orçamento.

* campos obrigatórios