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12.10.2018
KPIs de saúde e segurança do trabalho - Para que servem?
O que não pode ser mensurado também não pode ser bem gerenciado, é por isso que ter uma visão ampla e consciente sobre a situação de saúde e segurança do trabalho da sua empresa é essencial para evitar uma dezena de problemas com seu quadro de colaboradores.
A falta de gestão nesta área pode acarretar em custos com doenças ocupacionais, afastamentos, absenteísmo, desmotivação, baixa produtividade, acidentes de trabalho e processos trabalhistas.
Neste sentido, uma boa forma de levantar e avaliar a condição da sua empresa no que diz respeito a saúde e segurança do trabalhador, é definindo seus KPIs nesta área.
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KPI é uma sigla em inglês para Key Performance Indicator, que significa indicador-chave de Desempenho. Sendo assim KPIs são indicadores utilizados para medir o desempenho de qualquer processo em qualquer segmento.
Por meio dos KPIs é possível identificar, por exemplo, onde uma empresa está errando em determinada atividade, para assim poder implementar ações corretivas.
Começar a definir quais indicadores avaliar na sua empresa pode ser uma tarefa difícil, por isso separamos 5 principais KPIs desta área:
Esse é um dos indicadores mais usados para medir o desempenho da gestão de saúde e segurança no trabalho de uma empresa.
Acidentes de trabalho e doenças ocupacionais geram equipamento parado e funcionário afastado. Levantar quantas horas perdidas por determinado período tempo esses problemas geram, permite avaliar a situação da empresa neste sentido.
A garantia de saúde, segurança e bem-estar dos colaboradores em seu ambiente de trabalho afeta diretamente sua motivação e produtividade.
Quantificar quantos dos funcionários estão realmente utilizando seus EPIs (equipamentos de proteção individual) é um bom indicador para avaliar o desempenho da empresa neste sentido.
Medir as doenças de origem laboral que afeta seus funcionário é um indicador importante para medir o nível de performance da empresa nesta área e prever surtos, epidemias e outros riscos.
Quando falamos de Saúde e Segurança no Trabalho, levantar os KPIs é importante para avaliar o nível de riscos de saúde e segurança na sua empresa, que podem afetar nível de excelência do ambiente de trabalho e assim poder implementar ações de melhoria.
Se uma empresa com 1000 funcionários registra a ocorrência de 100 acidentes por ano, por exemplo, fica claro que sua gestão de saúde e segurança é ineficiente. Já se esse número foi de, no máximo, 1 acidente por ano, essa empresa já está mais próxima de um desempenho adequado.
Algumas formas de melhorar os indicadores de saúde e segurança do trabalho na sua empresa são a promoção de ações voltadas à qualidade de vida, o desenvolvimento de planos de carreira, a oferta de promoções e incentivos para a equipe, a manutenção de um canal de diálogo aberto entre equipe e lideranças, o investimento em psicologia organizacional e a disponibilização de uma estrutura adequada.
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Post por: Abraham Curi
Foto: DepositPhotos
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