Blog
26.10.2018
Como investir em saúde e segurança pode gerar economia na sua empresa?
Muitas empresas têm resistência em investir em saúde e segurança do trabalho. A justificativa são as despesas necessárias para colocar as ações desta área em prática.
E, realmente, pausas na produção para atividades, gastos com equipamentos de proteção individual, materiais informativos e contratação de palestras, treinamentos e dinâmicas são alguns dos custos que o empregador precisa desembolsar para implementar uma boa gestão de medicina e segurança do trabalho em sua empresa.
Entretanto, a economia gerada a longo prazo com a adoção destas práticas compensam totalmente esses custos e vamos explicar o por quê.
---------------------------
Já conhece as regras básicas do eSocial? Baixe gratuitamente nosso e-book agora mesmo!
---------------------------
A gestão de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) engloba um conjunto de ações que, implantadas em ambientes corporativos, têm o objetivo de garantir a saúde, segurança e bem-estar dos trabalhadores reduzindo, assim os riscos de acidente de trabalho, doenças ocupacionais ou sofrimento físico e emocional dos funcionários.
Quer conhecer mais práticas de segurança e saúde no trabalho? Clique aqui!
Dentro de uma companhia, cada funcionário é como a peça de uma engrenagem. Se uma peça não funciona direito, toda a cadeia produtiva é afetada. Assim como a estrutura, os equipamentos, as ferramentas e matéria-prima, os trabalhadores também são recursos da empresa e zelar por eles é essencial para manter a produção saudável.
E quando o trabalhador percebe que a empresa se preocupa com seu bem-estar e investe em práticas para garantir sua segurança e saúde, ele se sente motivado a retribuir desempenhando suas funções com mais rapidez, dedicação e qualidade.
Além disso promover ações que trabalhem a manutenção da saúde do funcionário, reduz as chances de ele adquirir doenças ocupacionais que causem seu afastamento e consequente prejuízo para a empresa.
Ao contrário de um funcionário bem assistido, um funcionário negligenciado tem muito mais chances de fazer uma denuncia na justiça ou processar a empresa ao sair.
Além disso, uma fiscalização surpresa pode render multas do Ministério do Trabalho.
Fora as multas em casos de acidentes laborais, que podem ser evitados com uma boa gestão de segurança do trabalho.
Os reajustes dos planos de saúde são proporcionais à frequência com que se usa. Sendo assim, ao implantar ações de SST e consequentemente reduzir o aparecimento de doenças e as chances de acidentes, reduz também o uso do plano e minimiza os altos reajustes do plano.
...
Enfim, uma boa gestão de saúde e segurança do trabalho garante um ambiente mais saudável cuja consequência natural é a economia. Afinal, quanto mais prevenção, menos funcionários feridos, doentes e insatisfeitos, menos ausência e processos e mais produtividade e dedicação.
Uma boa forma de promover a SST sem ter que se debruçar sobre isso é contratando uma assessoria especializada na área que desenvolva palestras e treinamentos, elabore PRMAs e PCMSOs, realize testes admissionais e demissionais, entre outros.
…
Que tal começar a investir em SST agora mesmo?
Já conhece o eSocial? Nós temos um e-book gratuito sobre o assunto!
Post por: Abraham Curi
Foto: DepositPhotos
Garanta agora mesmo a segurança que sua empresa e colaboradores
precisam! Preencha o formulário para solicitar o seu orçamento.
* campos obrigatórios